top of page

História do Acordeão

Segundo alguns historiadores, o povo chinês inventou, por volta de 3.000 anos a.C, um instrumento musical chamado "tchneng",  uma espécie de órgão de boca tido como percursor do acordeão.  Este só  seria inventado no ano de 1829 d.C,  por Cyrillus Demian,  um austríaco de Viena que, no dia 6 de maio do mesmo ano, registou a patente de um organeto com cinco botões,  formando cinco acordes, batizando-o com o nome de Acordeon.

A 19 de junho de 1829, Sir Charles Wheatstone (em Londres) regista a patente de um instrumento chamado Concertina. 
De imediato esses dois instrumentos fizeram sucesso, a concertina entre os marinheiros da Grã-Bretanha e o acordeão, com milhares de admiradores em todos os países da Europa Central, sendo muito usado em festas populares e folclóricas.

O Acordeão é um instrumento musical aerofone, composto por duas caixas retangulares de madeira dispostas em posição vertical, ligadas entre si por um fole de cartão plissado. Dentro das caixas, encontram-ses palhetas livres que, acionadas pela agitação dos dois tipos de teclado, emitem som pela vibração da passagem do ar que é empurrado através dos movimentos do fole.

A maioria dos acordeões tem quatro vozes, que contém diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. 

​

​

​

​

Mais tarde, com a escala cromática, o acordeão pôde produzir qualquer melodia ou harmonia, pois inúmeros fabricantes o aperfeiçoaram ao longo dos anos, colocando registos, tanto na mão direita com na esquerda, para uma maior variedade de sons.

Na Alemanha, o primeiro acordeão foi construído em 1822, em Berlim, é deste país que vêm os célebres acordeões da marca Hohner.

Os primeiros acordeões italianos foram construídos em 1863, surgindo as marcas Paolo Soprani e Stradella-Dellapé.

Inicialmente de caráter meramente popular, hoje assume um eruditismo crescente, surgindo a acompanhar outros instrumentos e as vozes de artistas nacionais e internacionais, como Rodrigo Leão, Ana Moura, Dominguinhos, Paolo Jannacci, Jean Michel Jarre

​

Gozando de grande popularidade em Portugal, o campeão mundial de acordeão de 2016 é português: Hugo Madeira.

bottom of page